Receitas

TORTA DE BACALHAU

Ingredientes do Recheio
500g de Bacalhau Desfiado
4 Dentes de Alho Espremido
2 Colheres de Sopa de Azeite
1 Cebola Grande Picada
2 Pimentões (Vermelho e Verde) Cortados em Rodelas
1 Colher de Sopa de Salsinha Picada
2 Batatas Médias
1 Unidade de Alho Poró Fatiado Fininho

Ingredientes da Massa
600g de Farinha de Trigo
300g de Margarina
3 Ovos Inteiros

Recheio
Coloque o bacalhau de molho por 12 horas, trocando a água a cada 2 horas. Aferventar em água e reservar a água e o bacalhau. Descascar as batatas e cortar em pedaços grandes; Cozinhar na água do bacalhau. Acerte o sal. Picar em cubinhos a cebola e os pimentões e reservar. Em uma caçarola, colocar o óleo e o alho para refogar. Quando começar a dourar, colocar a cebola; colocar então o bacalhau desfiado e dessalgado, os pimentões, as batatas, a salsinha e o alho poró. Refogar por 7 minutos e retirar do fogo.

Massa
Coloque os ingredientes em uma bacia e misture levemente. Em um saco plástico novo e limpo de 60 x 40cm aberto ao meio, abrir 2/3 da massa com auxílio de um rolo.

Montagem
Forrar uma forma redonda com fundo removível com a massa. Colocar o recheio e cobrir com o restante da massa aberta da mesma forma. Com auxílio de 1 pincel, cobrir com 1 ovo batido. Levar ao forno 180 graus por 30 a 40 minutos ou até dourar.

Fonte: gastrolandia.com.br



BACALHAU AO FORNO COM ARROZ DE BRÓCOLIS

Ingredientes para o Bacalhau
6 Postas de Bacalhau Dessalgado (cerca de 250g cada)
150ml de Azeite de Oliva Extra Virgem
3 Ramos de Alecrim

Ingredientes para as Batatas ao Murro
900g de Batata Bolinha
Sal grosso a gosto
Água
100ml de Azeite

Ingredientes para o arroz de Brócolis
50ml de Azeite
600g de Arroz Cozido
3 Dentes de Alho
150g de Brócolis Cozido (ainda Verdinho e Crocante) e Picado

Como Fazer
Em uma assadeira, coloque os lombos de bacalhau, regue com azeite e coloque por cima os galhos de alecrim. Asse a 220ºC por 15 minutos. Coloque as batatas numa panela com água e sal, cozinhe até ficarem macias. Escorra, coloque em uma travessa e leve ao forno médio para dourar. Corrija o sal. Refogue o alho com o azeite, junte o brócolis e por último o arroz. Na hora de servir, dê uma leve amassada nas batatas e junte o bacalhau e o arroz de brócolis.

Fonte: gastrolandia.com.br



BACALHAU À ESPANHOLA

Ingredientes
1 Posta de Bacalhau de 800g Dessalgada
3 Folhas de Louro
8 Dentes de Alho
100g de Grão de Bico Cozido
100g de Batatas Cozidas Picadas
100g de Cenoura Cozida Picada
½ Cebola
1 Colher de Chá de Orégano
350ml de Molho de Tomate Fresco
10 Azeitonas Portuguesas
3 Fatias de Pimentão (se preferir, tire a pele)
2 Ovos Cozidos

Como Fazer
Pré-cozer a posta de bacalhau em água com as folhas de louro e com 5 dentes de alho por 10 minutos em fogo médio. Retirar o bacalhau da água e levar ao forno médio junto com o grão de bico, a batata, a cenoura, a cebola, o orégano e o molho de tomate por 10 minutos. Picar e fritar os 3 dentes de alho remanescentes. Retirar do forno e finalizar com as azeitonas, o pimentão, os ovos e com o alho frito. Servir com arroz branco.

Fonte: gastrolandia.com.br


 

BACALHAU CONFITADO NO AZEITE EXTRA VIRGEM AO BECHAMEL CREMOSO E GRANA PADANO

1Kg de Bacalhau Reymar ou Marnobre (dessalgados)
1Kg de Batatas Brancas
200g de Cebola 100g de Alho
1/2 Maço de Tomilho
1/4 Maço de Alecrim
2 Folhas de Louro
1l de Azeite de Oliva Extra Virgem
50g de Farinha de Trigo
50g de Manteiga
1l de Leite
1 Pote de Pimentão ao Forno La Pastina
100g de Queijo Grana Padano
Sal, Pimenta do Reino, e Noz Moscada à gosto

Rende 4 porções

Confit do Bacalhau
Descongelar as postas de bacalhau à temperatura ambiente. Dispor as postas em uma panela, com o tomilho, o alecrim e 3 dentes de alho e adicionar o azeite extra virgem até cobrir as postas. Levar a fogo baixo, sem deixar ferver, e cozinhar por volta de 30 minutos ou até o peixe estar facilmente se separando com a ajuda de um garfo. Retirar as postas do azeite e reservar.

Batatas
Descascar e cortar em lâminas de 1 cm. Assar no forno, por volta de 20 min, a 200 graus.

Bechamel
Em uma panela, aromatizar o leite com meia cebola, louro e noz moscada à gosto. Esquentar até pouco antes da fervura e reservar. Em outra panela, dissolver a manteiga, adicionar a farinha e cozinhar essa mistura com a ajuda de um fouet até adquirir a coloração levemente dourada. Adicionar aos poucos o leite, sempre mexendo para evitar a formação de grumos, até que atinja a espessura de molho napê. Ajustar o sal e a pimenta do reino à gosto. Separadamente, refogar a cebola cortada em juliene, o alho, e adicionar à panela do molho bechamel. Finalização Em uma forma, dispor as postas de bacalhau, cobrir com o molho e ralar o Grana Padano por cima. Assar ao forno até gratinar e servir com as batatas assadas e pimentões La Pastina rapidamente salteados em frigideira. Finalizar com um belo fio de azeite extra virgem.

Receita elaborada pelo nosso Chef Bruno Rossi